Daniela Nunes

  • Grey Instagram Icon

Belo Horizonte

Minas Gerais

®Todos os direitos reservados

Please reload

Posts Recentes

Para quem é a minha consultoria?

04/08/2019

1/6
Please reload

Posts em Destaque

Por que as cores que você usa alteram a sua aparência?

04/07/2019

 

Você já notou que algumas cores de te deixam ótima e ressaltam a sua beleza, enquanto outras fazem com que você fique com um aspecto meio estranho, apagada ou até com cara de doente?

 

Pois é, esse tipo de impressão não é apenas uma “coisa da sua cabeça”. De fato, as cores ao seu redor (principalmente aquelas próximas ao seu rosto) podem afetar a sua aparência. Isso acontece devido a um efeito que ocorre em nossos olhos chamado “Contraste Simultâneo”, no qual percebemos que cores próximas afetam umas às outras ao mesmo tempo.

 

Nós, seres humanos, não vemos as cores objetivamente, as vemos comparativamente. Ou seja, quando olhamos para algo, automaticamente, o comparamos com o que está ao redor dele. Para exemplificar essa colocação, olhe para estes dois círculos:

O círculo da esquerda parece mais rosado e o da direita parece mais laranja, certo?

Mais ou menos! Na verdade, ambos os círculos são exatamente da mesma cor, mas não parecem, pois as cores ao redor deles mudam a forma como nós as percebemos. O tempo todo, o nosso cérebro está tentando distinguir as cores e compara-las.

 

Quando comparamos a cor do círculo com o fundo laranja, ele fica relativamente mais rosado, então acabamos vendo a cor rosa. Quando o comparamos com o fundo rosa, o vemos mais laranja.

 

Para confirmar, veja que nesta imagem não há nenhuma linha divisória.

E é até possível ter a impressão de ver certo gradiente aí, mas não há. Isso é o efeito do poder do contraste simultâneo em nossos olhos. Mesmo quando sabemos que a cor é a mesma, vemos diferenças onde as cores adjacentes se diferem.

 

Sendo assim, se as cores próximas umas das outras afetam umas às outras, logo as cores próximas a você também afetarão a sua aparência. Afinal, sua pele, olhos e cabelos têm uma infinidade de cores e tonalidades que reagem próximas a outras cores que estejam em roupas, acessórios, tinturas de cabelo e maquiagem.

 

Vamos mudar as cores do exemplo acima.

 

A cor desses círculos está bem próxima a alguns tons da pele humana. Então, vamos fingir que o círculo é seu rosto. Os dois círculos são idênticos em cor e tamanho.

 

Mais uma vez a cor do círculo é alterada pela nossa percepção, dependendo da cor em torno dele. Mas a cor dele não é a única diferença.

 

O que eu vejo aqui:

 

 

  • A cor do círculo é relativamente rosada, mas também escura;

  • A borda do círculo está meio embaçada;

  • O círculo parece se separar do quadrado;

  • A combinação é difícil de olhar, faz nossos olhos se cansarem e sentirem que eles não podem se concentrar corretamente na imagem;

  • Essas duas cores são desarmônicas.

 

O que eu vejo aqui:

 

  • A cor do círculo é relativamente pêssego;

  • A borda do círculo é clara e bem definida;

  • O círculo parece alinhado com o quadrado, como se estivessem no mesmo plano;

  • A combinação é fácil e agradável de se olhar;

  • Essas duas cores são harmoniosas.

 

Bem diferente, não é? Então, tomando como base que esse círculo é seu rosto, qual versão dele você preferiria ser?

 

As cores harmoniosas farão com que você apareça em foco, presente e com um aspecto bonito e harmônico. Quando você fica desse jeito, as pessoas te veem com mais clareza, tem a impressão que tudo em você está combinando, tendem a se conectar mais com você, e isso leva a gostarem de olhar para você e até confiar mais em você. 

 

Por outro lado, cores desarmônicas podem te fazer parecer embaçada, com um aspecto estranho, literalmente difícil de se ver e, portanto, difícil de se conectar.

 

 

Harmonia natural

 

Nessa altura do texto, você deve estar se perguntando: “Ok, então, o que faz uma combinação de cores ser harmônica ou desarmônica?”.

 

Resposta simples: se a vemos na natureza ou não. 

 

 

A harmonia natural das cores vem da repetição das combinações das cores que vemos na natureza. 

 

Durante muitos séculos, a natureza era a única coisa que tínhamos para olhar ao nosso redor, dessa forma, nosso cérebro e olhos acabaram sendo calibrados e aperfeiçoados para vê-la, apreciá-la e entende-la. É por esse motivo que a harmonia das cores da natureza é mais fácil de se olhar, parece mais organizada, e até nos faz sentir bem. 

 

Encontramos tranquilidade quando contemplamos praias, florestas e outras belas paisagens naturais, pois tudo o que está ali se encontra perfeitamente em ordem e harmonia, segundo a nossa percepção.

 

 

 

Entretanto, objetos e ambientes criados pelo homem nem sempre têm combinações de cores semelhantes às que vemos na natureza. O problema é que esse tipo de combinação fora do “padrão natural” acaba gerando certo estranhamento para os nossos olhos e dando muito trabalho para eles absorverem aquele tipo de informação visual.

 

 

 

Afinal, não evoluímos para ver com facilidade esse tipo de combinação. E quando insistimos em olha-las, podemos até sentir algum cansaço visual, desconforto ou, quem sabe, uma dor de cabeça. Isso é o que provoca o quadrado amarelo acima, não é mesmo?

 

O objetivo da Análise de Coloração Pessoal é encontrar as cores que são naturalmente harmoniosas com você, de modo que quando olhamos para você (e quando você olha para si mesmo no espelho), é como olhar para a natureza - é bom, e quanto mais nós olhamos, melhor nos sentimos. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon