top of page

5 dicas certeiras para fazer compras em época de liquidação


Em épocas de promoções como agora, ficamos eufóricas quando damos uma volta no shopping! São vários descontos progressivos, vitrines convidativas e preços irresistíveis que nos fazem pensar: “por que não levar essa peça? E por que não levar aquelas duas ali também?? Estão tão baratas!”

Mas costumo dizer que liquidações são como uma faca de dois gumes. Por um lado, nos permitem aproveitar itens com valores super em conta e encontrar verdadeiros 'achados' para o nosso guarda-roupa. Mas, por outro, podem revelar surpresas muitas vezes nem tão agradáveis. Os saldões servem para acabar com o resto da coleção de uma temporada e, por isso, temos que ficar muito atentas, pois no meio das araras podemos encontrar:

- pouquíssimas opções de cores e tamanho (ah, como odeio quando isso acontece!);

- peças com caimento ruim ou desconfortável;

- roupas com modelos muito datados ou que apenas seguem modismos;

- itens defeituosos, dentre vários outros problemas.

É preciso ter muita calma nessa hora para não se lamentar depois por ter gasto dinheiro com coisas erradas, tá? Por isso, aí vai uma ajudinha:

5 dicas certeiras para comprar em liquidações

1. Faça uma lista com o que você realmente precisa comprar

Durante o período de promoções, a tendência de muita gente é sair às compras para aproveitar tudo o mais rápido possível e garantir novas peças para o seu guarda-roupa. Porém, essa é uma má estratégia, já que a pessoa pode acabar perdida em meio a tantas ofertas e se esquecer daquilo que realmente está faltando para compor melhor os seus looks. O mais indicado é que antes de sair de casa, você abra o armário e faça uma lista com aquilo que você está precisando.

Tente pensar se são peças para o ambiente de trabalho ou para o lazer, anote tudo, destaque os itens prioritários e só depois vá ao shopping. Isso vai te ajudar a manter o foco sobre suas necessidades mais urgentes e escolher as lojas para visitar.

2. Analise com cuidado a peça antes de comprá-la

Isso pode parecer óbvio, mas, diante de uma liquidação, várias pessoas ficam enlouquecidas com os descontos e acabam levando itens sem conferi-los direito. Nessa época, é comum achar com mais frequência peças com manchas, rasgos, esfolados e outros defeitos. Toda atenção é pouca nesse momento, principalmente porque inúmeras lojas costumam NÃO TROCAR peças de liquidação. Portanto, fique atenta e evite ficar chateada no futuro por ter perdido dinheiro com uma peça defeituosa e sem conserto.

3. Nunca compre algo APENAS porque está barato

Quando você achar uma peça com preço incrível, respire fundo, fique calma e pergunte-se: ‘eu compraria esse item se ele NÃO estivesse na promoção?’. Quando você se questiona sobre isso, você freia aquela imensa vontade de comprar o objeto e começa a analisar com mais clareza a real necessidade de tê-lo. Nessa hora, aproveite também para verificar com mais cuidado se aquela peça faz parte do seu estilo (isso é essencial), se ela favorece o seu tipo físico, se você realmente gosta da cor e pense se vai mesmo usa-la depois. A pergunta acima é SUPER IMPORTANTE e evita muitas compras erradas! Pode ter certeza!

4. Comprar peças que não sejam do seu tamanho? Nem pensar!

Você foi a uma loja e achou uma roupa linda, mas ela está “só" um pouco apertada? Então, deixe-a lá! Mesmo que o seu objetivo seja emagrecer, nada de depender de uma mudança que requeira tempo. E, como bem diz a minha mãe, é melhor comprar uma roupa um pouco maior (mas só um pouco!) e ter a possibilidade de mandá-la para a costureira apertar, do que comprar uma peça pequena e ficar com ela encalhada no guarda-roupa, esperando o dia em que você estará mais magra.

É difícil saber se a roupa realmente cairá como uma luva em seu corpo quando você emagrecer e se ainda estará na moda. Por isso, é melhor não arriscar. Compre o seu tamanho de hoje!

5. Vá às compras quando você estiver bem e, de preferência, de bom humor

Comprar em liquidações requer muita paciência e disposição. É praticamente impossível fazer boas compras se a pessoa não tiver calma para procurar as peças certas e experimentá-las com cuidado, e se não estiver pronta para lidar com lojas cheias. Já imaginou experimentar vários itens, tirar e colocar roupas repetidas vezes, quando você não está em um de seus melhores dias? Seria péssimo, né?

Por isso, se você estiver cansada, irritada, triste ou até mesmo com fome, vá ao shopping em outra data. Isso evitará que você acabe deixando boas peças passarem sem a devida atenção ou que você compre coisas de maneira inconsciente, apenas por comprar. Seu tempo e seu dinheiro são muito importantes para que você os perca assim, não é mesmo?

Então, nada de cair em armadilhas ao comprar em liquidações, ok?

Se você gostou desse artigo e acha que ele poderá ajudar suas amigas e conhecidas a fazerem boas compras, lembre-se de compartilhá-lo em suas redes sociais e deixar um comentário aqui. Abraço e boas compras! 😉

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page