top of page

Você sabe exatamente o que suas roupas e acessórios dizem sobre você?

por Daniela Nunes para o site Superela

Vestir roupas soltinhas ou mais estruturadas, optar uma peça vermelha no lugar da azul, ou dar preferência a acessórios com linhas retas em vez de curvas são tipos de escolhas que compõem a sua comunicação não-verbal (formada também pela sua postura, gestos e comportamentos) e transmitem vários tipos de informações sobre você às pessoas, sem que você diga uma só palavra a elas.

Entender e estar atento ao que você escolhe na hora de compor seu visual é fundamental para que sua imagem esteja sempre coerente com quem você é, e permita que você se apresente aos outros da melhor maneira possível.

A escolha de looks que te fazem sentir-se bem e adequada em cada situação envolve um processo de autoconhecimento, de conscientização do seu tipo físico e do seu próprio estilo. Mesmo que você diga “ah, eu não tenho estilo”, pode ter certeza que você tem e que ele diz muito sobre você! Você só precisa conseguir identificá-lo. Será que é mais esportivo? Sexy? Clássico ou criativo?

Se você tem dúvidas, pois acha é que é uma graaaande mistura, fique tranquila. Isso é comum. Procure entender quais são as tendências que mais predominam em seus looks para ter mais clareza sobre a mensagem que você vem passando sobre si mesma. Pense também quais seriam as palavras você usaria para descrever como você se sente, como você acredita ser percebido e como quer ser percebido (despreocupado, exigente, inacessível, provocante, amável, etc...). Essas palavras podem facilitar sua percepção sobre você e sobre o que suas roupas andam dizendo a seu respeito.

As roupas são oportunidades de expressar diferentes dimensões de nós mesmas e podem nos ajudar a parecer mais poderosas, sexy (sem ser vulgar, claro), formais, românticas ou dinâmicas, pois são “ferramentas” incríveis capazes de destacar os pontos fortes e mais bonitos do nosso corpo e da nossa personalidade. E elas fazem isso com o apoio de cores, linhas, formas e volumes.

Elementos que compõem a imagem

Esses recursos mencionados têm papel fundamental na composição do nosso visual e podem trabalhar muito a nosso favor, quando são escolhidos corretamente. Quer exemplos? Se você quer passar mais seriedade numa reunião de negócios, as cores frias e as linhas retas são alguns dos recursos que vão te ajudar com esse objetivo. Esse tipo de cor é mais clássica, refinada e transmite autoridade. Já linhas retas são formais e mostram firmeza e estabilidade.

Agora, se a sua intenção é se mostrar mais sensual, que tal apostar num look que destaque as formas do corpo com cores vivas e decotes ou fendas estratégicas? Se quiser, pode ainda em fazer um penteado com cachos amplos (que tem linhas curvas, dão volume aos cabelos e mostram charme, jovialidade e feminilidade), usar uma bela sandália de tiras ou um scarpin para dar um UP ainda maior no visual. O efeito será certeiro! Atrizes e celebs, que tem o estilo sexy, hora ou outra aparecem com algum ou todos esses elementos em seus looks. Repare!

Mas, lembre-se: é importante que você use essas e outras informações sobre imagem e estilo sempre com plena consciência do formato do seu corpo. Afinal, linhas e cores também são capazes de te ajudar a parecer mais alta e/ou mais magra, mas também podem chamar atenção para partes que você não gosta muito em seu corpo, como uma barriguinha saliente, por exemplo. Se esse é um detalhe que te incomoda, um truque que funciona é marcar a cintura com um cinto da cor da blusa ou vestido que você estiver usando, e optar por cores escuras nessa região para disfarçá-la. Vale ousar ainda em acessórios de tons claros e vibrantes em partes do seu corpo que você acha mais bonito para que a atenção se concentre nelas.

Esse assunto é uma delícia e posso tratá-lo com mais profundidade em outro artigo apenas sobre tipo físico feminino. Existem mulheres com o corpo em formato ampulheta, triângulo, triângulo investido, retângulo e por aí vai, e cada um tem uma característica especial e tipos de roupas que lhe caem melhor. Saber disso te ajuda a usar a moda de maneira eficiente e optar por combinações certeiras, que vão fazer com que você se sinta ainda mais bonita e de bem com você mesma.

E, caso você sinta meio perdida em relação às suas escolhas e à moda, não se preocupe. Leia mais sobre o assunto e, se necessário, busque a ajuda especializada de uma consultora de imagem para te auxiliar a conquistar a imagem que você tanto busca! ;)

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page